quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Centenário de Mário Lago e Carlos Marighella

&

Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima 

 convidam para

o centenário de Mário Lago e Carlos Marighella em dois atos



Mário Lago nasceu no Rio de Janeiro no dia 26 de novembro de 1911, apenas nove dias depois nascia em Salvador Carlos Marighella, a vida destes dois homens não ficaria em comum apenas pela proximidade das datas que vieram ao mundo, seria nas suas lutas e militâncias na política e na arte que a atuação dos dois teria um grande significado na mudança para um Brasil Melhor. No momento que se cria a “Comissão da verdade” no Brasil, nada como celebrar o centenário destes dois homens que dedicaram sua vida e luta pela liberdade de expressão e direitos humanos no Brasil, para lembrar a luta destes dois baluartes de nossa história, vamos realizar duas noites, ou melhor, dois atos, com exibições, leituras, depoimentos e apresentações musicais.

Primeiro Ato - Dia 2 de dezembro de 2011, sexta-feira – centenário de Mario Lago
19h00 – Abertura com exibição de vídeo sobre sua trajetória
20h00 – Apresentação Lítero Musical com músicas do repertório de Mário Lago intercaladas com textos, poesias e depoimentos sobre a vida deste brasileiro e suas mil facetas. Contaremos com a participação do poeta Celso de Alencar,  o coordenador do projeto O Autor na Praça Edson Lima, a cantora Tuca Sellan e sua banda, formada pelos músicos André Lima, Silas Leal e Antonio Furtado, o músico e compositor Léo Dumont, o músico e educador Ronaldo “Magrão” Belotti, o cantador Téo Azevedo que compôs a música “Lago de Poesia” para o programa São Paulo Capital Nordeste, com participação do aniversariante. O artista plástico Junior Lopes mostra uma tela homenageando este grande artista. Representando a família de Mário Lago contaremos com a presença de seu neto Jan Theophilo e sua sobrinha Cecília Cordeiro Negrão.

Segundo Ato - Dia 5 de dezembro, segunda-feira – Centenário de Carlos Marighella
19h00 - Exibição de documentário sobre sua trajetória
20h00 - Depoimentos sobre sua militância e leituras de textos e poesias de seu livro “Rondó da Liberdade”, com a participação do músico e escritor Erton Morais, o agitador cultural e coordenador da AEUSP Adriano Mogli, o coordenador do projeto O Autor na Praça Edson Lima e outros convidados.
21h30 - Apresentação musical com Dinho Nascimento acompanhado de Cecília Pellegrini nos vocais e Gabriel Nascimento na percussão. Dinho vai apresentar dois poemas de Marighella que ele musicou e pretende gravar em breve.

Celebração do centenário de nascimento de Mario Lago e Carlos Marighella
Dias 2 de dezembro (Sexta-feira) e 5 de dezembro (Segunda-feira) das 19h as 22h
Auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima – Entrada Franca
Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - São Paulo (SP) – Tel. 3082 5023 / 3063 3064
Produção: O Autor na Praça e Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima.
Assessoria de Imprensa: Edson Lima – 9586 5577 – edsonlima@oautornapraca.com.br.
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura do Município de São Paulo / AEUSP – Associação dos Educadores da USP

Mário Lago - Ator, produtor, diretor, compositor, radialista, escritor, poeta, autor de teatro, cinema, rádio e TV, frasista, militante sindical, ativista político e boêmio, Mário Lago foi muitos. Resumia assim sua história: "Eu não sou saudosista. Não fico lamentando: ’ah, o meu tempo’. Meu tempo é hoje." Nasceu na histórica Rua do Resende, no Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1911, filho único de Antônio Lago, um jovem compositor, maestro e violinista de sucesso, de uma família de músicos; e de Francisca Maria Vicência Croccia Lago, jovem descendente de calabreses, oriunda também de família de músicos. Foi criado no bairro da Lapa, no Rio. Formou-se em Direito, mas jamais exerceu a profissão. Chegou a trabalhar como jornalista e estatístico, mas por pouco tempo. Desde criança, a arte exerceu absoluto fascínio sobre ele; uma atração igualada apenas pela política, pela boemia e pela família. A todas elas se dedicou com igual empenho e paixão. Falecido em 30 de maio de 2002, Mario Lago foi casado por quase 50 anos com Zeli Cordeiro Lago. O ator deixou cinco filhos (Vanda, Antonio Henrique, Graça, Luiz Carlos – falecido em 2010 – e Mário). Para comemorar o centenário de Mário Lago, a família está organizando eventos, lançamento de CDs, documentário e outras atividades, saiba mais no sítio/portal oficial: www.mariolago.com.br.

Carlos Marighella nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de dezembro de 1911. Era filho de imigrante italiano com uma negra descendente dos haussás, conhecidos pela combatividade nas sublevações contra a escravidão. De origem humilde, ainda adolescente despertou para as lutas sociais. Aos 18 anos iniciou curso de Engenharia na Escola Politécnica da Bahia e tornou-se militante do Partido Comunista, dedicando sua vida à causa dos trabalhadores, da independência nacional e do socialismo. O auge da Ditadura Militar, a partir do final de 1968, culminou numa repressão sem precedentes. Marighella passou a ser apontado como Inimigo Público Número Um, transformando-se em alvo de uma caçada que envolveu, a nível nacional, toda a estrutura da polícia política. Na noite de 4 de novembro de 1969 – há exatos 30 anos -- surpreendido por uma emboscada na alameda Casa Branca, na capital paulista, Carlos Marighella tombou varado pelas balas dos agentes do DOPS sob a chefia do delegado Sérgio Paranhos Fleury. Saiba mais: www.carlos.marighella.nom.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário