quarta-feira, 8 de junho de 2011

FONTE DO MORRO DO QUEROSENE

A Chácara da Fonte......
 No Morro do Querosene, Vila Pirajuçara, Butantã, a “Chácara da Fonte” é uma área de quase 39.000 m2, com frente para a Avenida Corifeu de Azevedo Marques e lateral subindo pela Rua Santanésia, antiga Estrada de Ytu. Assim antiga também é a Rua da Fonte, que saindo da Rua Padre Justino, antes chegava até o INOCOP (BNH) e hoje, Travessa da Fonte, está interditada por um sinistro muro que nos impede de chegar à Fonte. Numa gruta de pedra, a água jorra pura e cristalina numa estranha banheira de azulejos de onde corre pelo mato até escoar pelo bueiro da rua, misturar-se às águas sujas e ser jogada no Rio Pinheiros. Este é o tratamento dado à água da Fonte, nascente do Rio Pirajussara Mirim, último afluente do Rio Pirajussara.
Além desta riqueza de flora, fauna, rocha e água, deste clima de frescor de Mata Atlântica a 30 minutos da Avenida Paulista, este lugar nos revela importante conhecimento da nossa história. É que esta Fonte está à beira do Peabiru, caminhos antigos que atravessavam o Continente e que após o ano de 1500 foram utilizados pelos portugueses, espanhóis, bandeirantes, jesuítas, tropeiros e até hoje alguns trechos são por nós utilizados. E além da Fonte havia a Bica, parada obrigatória para matar a sede dos corajosos viajantes. Bica e Fonte não só estavam a beira do caminho, mas estavam no ponto de encontro de vários caminhos: caminho para o sul que passava por M´Boi e Santo Amaro, caminho para Sorocaba (e de lá para Iguape e Cananéia), caminho para São Vicente (no litoral de São Paulo), e caminho para Campinas (no interior do Estado). Ou seja, o Butantã já era assim como hoje é, lugar por onde passam várias estradas.
Finalmente, cabe observar que deste lado da Rodovia Raposo Tavares, com exceção da Praça Elis Regina, a 1,5 km de distância, não existe Parque Municipal para recreio e saúde da população. Da mesma forma como a comunidade não tem espaço apropriado para as festas de Bumba Meu Boi, para as Rodas de Capoeira, Samba de Roda e tantas outras danças, cantorias e manifestações que acontecem por ali, e que sempre aconteciam quando os viajantes paravam para matar a sede, descansar e se banhar na Fonte.  
A criação do Parque da Fonte além de preservar a Natureza e beneficiar a população com espaço para caminhadas, recreio, ar puro, atividades esportivas e culturais,integrará o corredor ecológico que liga o Parque da Previdência aos Bosques da USP, revitalizará o quase abandonado verde do Instituto Butantã, absorverá a água das chuvas evitando alagamentos e deixará mais suportável a convivência com o grande movimento de pessoas e veículos motores que ainda aumentou com a chegada da Estação do Metrô, única estação para todos os habitantes deste lado do rio.
...existirá melhor destino para a Chácara da Fonte ameaçada de se transformar num Shoping Center, do que transformá-la no Parque Municipal da Fonte? A Cidade inteira agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário